Tratamentos de Celulite
e Estrias

O que é celulite?
A celulite é um termo para a formação de grumos e furinhos na pele.
Os nomes comuns da celulite são casca de casca de laranja, pele de queijo cottage, danos causados por granizo e o fenômeno do colchão.
A celulite pode afetar homens e mulheres, mas é mais comum em mulheres, devido às diferentes distribuições de gordura, músculo e tecido conjuntivo.
Entre 80 e 90 por cento das mulheres podem experimentar celulite em algum momento de suas vidas.
Graus de celulite
Uma escala de gravidade da celulite, publicada em 2009,
classifica a condição usando três graus:
Grau 1, ou leve: há uma aparência de "casca de laranja", com entre 1 e 4 depressões superficiais e uma aparência levemente "drapeada" ou flacidez na pele.
Grau 2, ou moderado: Existem entre cinco e nove depressões de média profundidade, uma aparência de "queijo cottage", e a pele parece moderadamente coberta.
Grau 3, ou grave: há uma aparência de "colchão", com 10 ou mais depressões profundas, e a pele é severamente coberta.
Causas
Nas mulheres, as células
adiposas e o tecido conjuntivo nessa camada são organizados verticalmente.
Se as células adiposas se projetam para a camada da pele, isso dá a aparência de celulite.
Nos homens, o tecido tem uma estrutura cruzada, o que pode explicar por que é menos provável que tenha celulite do que mulheres.
Alguns outros fatores parecem estar ligados à possibilidade de ter celulite.
Fatores hormonais e idade
Os hormônios provavelmente desempenham um papel importante no desenvolvimento da celulite. Estrogênio, insulina, noradrenalina, hormônios da tireoide e prolactina fazem parte do processo de produção da celulite.
Uma teoria é que, como o estrogênio nas mulheres diminui na abordagem da menopausa, o fluxo sanguíneo para o tecido conjuntivo sob a pele também diminui.
Menor circulação significa menos oxigênio na área, resultando em menor produção de colágeno. As células adiposas também aumentam à medida que os níveis de estrogênio caem.
Esses fatores se combinam para tornar os depósitos de gordura mais visíveis. À medida que a gordura sob a pele se projeta através do enfraquecimento do tecido conjuntivo, resulta o familiar efeito de ondulação.
A idade também faz com que a pele se torne menos elástica, mais fina e mais propensa a ceder. Isso aumenta a chance de desenvolvimento da celulite.
Fatores genéticos
Certos genes são necessários para o desenvolvimento da celulite. Fatores genéticos podem estar ligados à velocidade de metabolismo de uma pessoa, distribuição de gordura sob a pele, etnia e níveis circulatórios. Estes podem afetar a chance de desenvolvimento de celulite.
Fatores dietéticos e estilo de vida
A celulite não é causada por "toxinas", embora um estilo de vida saudável possa ajudar a reduzir o risco.
As pessoas que comem muita gordura, carboidratos, sal e pouca fibra provavelmente terão maior quantidade de celulite.
Também pode ser mais prevalente em fumantes, naqueles que não se exercitam e naqueles que se sentam ou permanecem em uma posição por longos períodos de tempo.
Vestindo roupas íntimas com elástico apertado através das nádegas pode limitar o fluxo sanguíneo, e isso pode contribuir para a formação de celulite.
A celulite é mais prevalente em pessoas que têm excesso de gordura, mas as pessoas magras e em forma também podem tê-la. É mais provável que aconteça depois dos 25 anos de idade, mas também pode afetar pessoas mais jovens, incluindo adolescentes.
Tratamento e remoção
Várias terapias foram sugeridas para a remoção da celulite, mas nenhuma foi confirmada por pesquisas científicas.
A terapia de ondas acústicas usa um dispositivo portátil para transmitir ondas sonoras. Pode funcionar, mas pode levar várias sessões.
O tratamento com laser pode melhorar a aparência da celulite por um ano ou mais. Envolve a inserção de uma pequena sonda laser sob a pele.
O laser é então disparado, quebrando o tecido. Isso também pode engrossar a pele, aumentando a produção de colágeno. A pele espessa pode reduzir a aparência da celulite abaixo.
O tratamento consiste na mescla específica de injetadas no tratamento mesoterapia e também os Bioestimuladores.
O que são estrias?
Estrias são pequenas cicatrizes na pele que resultam do rachamento das fibras elásticas sob a superfície da pele. Eles ocorrem como pequenas rachaduras azuis, rosa ou prata . Formam especialmente durante mudanças repentinas em peso , crescimento rápido e em mulheres depois do parto .
O problema das estrias não afeta apenas as mulheres, mas também os homens . Nos homens, as estrias são causadas principalmente por praticar esportes em que os músculos crescem rapidamente (principalmente o fisiculturismo).
Estrias ocorrem mais frequentemente na área de:
-
Abdômen
-
Ancas
-
Coxas
-
Nádegas
-
Peitos
-
Ombros ou nas costas